segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Haroldo de Campos

foto de Bienal do Livro - Pernambuco.
Haroldo de Campos completaria 84 anos hoje, 19 de agosto. Abaixo uma breve biografia deste grande tradutor, ensaísta e poeta. Para celebrar e brindar o leitor, o Bienaldo aqui separou um artigo para aprofundar o conteúdo sobre Haroldo.

Boas leituras! \o/

"Nascido em 1929, um dos três membros do grupo vanguardista Noigandres e fundador do Concretismo, Haroldo Eurico Browne de Campos parte de uma poética pautada nas invenções de James Joyce, Gertrude Stein e os estudos de Ernest Fenolosa sobre o chinês para desenvolver suas inovações. Do primeiro, toma emprestada a idéia de uma escrita "verbivocovisual"; da segunda, herda a famosa definição: "prose is a kind of concrete poetry with justified margins" (prosa é um tipo de poesia concreta com margens justificadas); do último, busca a compreensão das palavras como disposições ideogrâmicas. Deslocando, a princípio, a sintaxe lingüística para o branco da página, usado também como intervalo silencioso estrutural ao poema e ao sentido, o poeta superpõe as palavras criando montagens lexicais e valorizando o lado material do signo lingüístico. O desenvolvimento de sua poética o levou a escrever um dos livros mais radicais dos anos 80, ‘Galáxias’, um experimento barroco-contemporâneo elogiado por Octavio Paz e Marjorie Perloff, entre outros. Um dos grandes teóricos da tradução e ensaísta combativo, Haroldo de Campos tem um peso decisivo para as gerações que o sucederam."

( Fonte: http://bit.ly/14PXUBP )

Artigo: "Muito além do canibalismo: a teoria de tradução de Haroldo de Campos" ( link: http://www.ichs.ufop.br/anaisdoentrad/images/stories/PDFs/62Prado.pdf ).
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário