sábado, 15 de junho de 2013

A Essência da Palavra

Célia Musilli.
preservar a essência da palavra
POESIA

Na Casa das Rosas, em 24 de maio, estive no lançamento de dois livros excepcionais: "Poesia Reunida" de Radovan Ivsic e "Desejo de um começo, Angústia de um só fim" de Edmond Jabès, ambos traduzidos por Eclair Antonio de Almeida Filho e publicados pela Lumme.
Annie Le Brun – ensaísta e viúva de Ivsic – estava presente, numa rápida conversa com ela me certifiquei que tem olhos cor de malva, enaltecida por Ivsic num de seus livros, Mavena, em que aparece uma mulher misteriosa. Só podia ser ela.

Numa entrevista, Ivsic disse coisas incríveis sobre as palavras:

’Como então viver? Como viver sem palavras, já que elas estão mortas? Como dizer a palavra água, quando a água está poluída, como dizer floresta, quando as florestas estão doentes ou abatidas, como dizer a palavra ar, quando ela transporta as radioatividades mortíferas? A ter visto como cada traição no que concerne as palavras, carrega mil outras e a pressentir a qual ponto a devastação da linguagem prepara a devastação da vida sob todas as suas formas - tal como nós a vemos hoje - posso apenas dizer para terminar:
Do poeta é preciso exigir uma única coisa: não deixar de ser poeta. Ele não deixa de ser poeta se ele se cala, se ele não escreve, se ele não publica. Mas ele deixa de ser poeta, a partir do momento em que ele consente em escrever a língua que mente, a “langue de bois”, a língua morta, mesmo se ele alinha milhares de versos.”

Segue link da entrevista de Ivsic na revista Agulha:
http://www.revista.agulha.nom.br/ag58ivsic.htm

Claudio Willer ,que tb esteve no lançamento, falou dos livros no seu blog:
http://claudiowiller.wordpress.com/tag/radovan-ivsic/

Foto: Lumme Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário